Percebo aqui em casa que a organização da geladeira está muito associada a velhos hábitos, como colocar os ovos na porta, as frutas na gaveta mais baixa e os frios logo abaixo do congelador, mas nem todo esse posicionamento dos alimentos está correto, como mostrarei a seguir. Por isso, se assim como eu, você tem alguma dúvida de como organizar a sua geladeira, tenho certeza de que esse post vai ser muito útil, eu inclusive te oriento a imprimi-lo e a fixá-lo na porta do objeto em questão.
![]() |
Imagem: Sesi
|
Deixei essa imagem já logo no início, para a termos como referência de tudo que escreverei. Mas antes de falarmos da organização, indico que se faça uma limpeza na geladeira. Para isso, não utilize produtos químicos, pois eles poderão permanecer na geladeira e entrar em contato com os alimentos; a dica é utilizar um pano úmido em uma solução de 2 litros de água morna e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Agora sim, vamos organizar!
Freezer: devido à baixa temperatura, esse é o lugar ideal para guardar alimentos semiprontos como nuggets, hamburger e batata frita. Pode-se ainda colocar as sobras dos alimentos, mas sempre lembrando de armazená-las em potes bem vedados para que não estraguem.
Gaveta Superior: também apresenta baixa temperatura por estar próxima ao congelador. Por isso é indicado que fiquem armazenados nessa gaveta queijos, carnes cruas, massas de pizza e pastel por exemplo.
Prateleira Superior: essa área tem a temperatura perfeita para conservar alimentos que são usados diariamente e estragam com facilidade. Coloque aí o leite, iogurte, requeijão e maionese.
Prateleira Intermediária: é o lugar ideal para as sobras dos alimentos cozidos; para pudins e tortas, bem como frutas aquosas após cortadas (melancia, melão).
Prateleira Inferior: aqui deverão ficar as frutas, legumes e doces que não são feitos com leite. Se você vai descongelar uma carne para ser usada no dia seguinte, aqui é o lugar certo para deixá-la.
Gaveta Inferior: aqui ficam as verduras e legumes, principalmente os vegetais folhosos, pois a baixa temperatura das outras áreas pode estragá-los. Procure mantê-los em sacos plásticos, pois isso aumenta a sua vida útil, além de conservar a gaveta limpa.
Porta: somente os alimentos que suportam grandes variações de temperatura devem ficar nessa área, como refrigerantes, garrafas de água, sucos, molhos, condimentos e geléias. Mas cuidado para não exagerar no peso e a porta da sua geladeira estragar.
Com relação à arrumação da geladeira acho que era isso; agora gostaria de dar algumas dicas gerais:
# Armazene as sobras de comida em potes de plástico ou de vidro. Prefira os transparentes e em formato quadrado ou retangular, que se encaixam nos cantos. Guarde as sobras juntas para ficar mais fácil de visualizar no dia a dia e não desperdiçar. Para saber até quando as sobras podem ser consumidas, etiquete os potes.
# Somente as frutas maduras ou já cortadas devem ser guardadas na geladeira. O restante pode permanecer em temperatura ambiente, como é o caso do morango; que ao ser refrigerado absorve muita umidade e quanto mais água absorver, mais rapidamente ele estragará.
# Ovos não podem ser guardados na porta, pois a constante variação de temperatura ao abrir e fechar a geladeira, favorece a proliferação de bactérias, como a temida Salmonela.
# Se as prateleiras forem grandes, você pode usar cestos de plástico para setorizar os alimentos na geladeira.
# Uma boa idéia para quem tem crianças em casa, é colocar uma cestinha para lanches e petiscos na altura dos pequenos, para que eles mesmos possam pegá-los.
# Você também pode ter uma cestinha para os itens do café da manhã. Assim, quando for arrumar a mesa, basta pegar a cestinha já com tudo dentro.
# Deve-se limpar a geladeira pelo menos uma vez por mês e, por fora, lavá-la com água e sabão ou produtos específicos a cada tipo de material.
Como escrevi no início, imprima essas informações e deixe a folha fixada na própria geladeira. Assim, logo essas dicas entrarão na sua rotina.
Então, mãos à obra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário