terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Dica: Toalhas de Banho - Macias e Bonitas por mais tempo


por Dani Ferraz

Sabe aquela sensação gostosa de sair de um banho relaxante e se enrolar em um toalha bem cheirosa e macia? 

Aqui em casa minhas toalhas não estavam assim havia muito tempo, pelo contrário! Estavam bem durinhas e ásperas… 
Eu até brincava com minha funcionária, dizendo que dava pra fazer uma esfoliação depois do banho ao se secar. E quanto mais eu reclamava, mais amaciante ela colocava nas toalhas, na tentativa de deixá-las macias novamente. O problema é que este é um dos muitos erros que cometemos ao lavar toalhas, sabia?

Eu não sabia, então fui pesquisar e aprendi várias dicas para manter nossas toalhas macias e bonitas por mais tempo:


Sabão em Pó
Devemos usar o sabão em pequenas quantidades, para que não se acumulem nas fibras do tecido, as deixando duras. Então o legal é trocar a toalha pelo menos uma vez por semana para que ela não fiquem encardidas e facilitem a lavagem. Aqui em casa, como as toalhas são brancas em sua maioria, as troco três vezes por semana.

Água fria
O ideal é lavarmos as toalhas sempre com água fria, isso ajuda a preservar a cor e o brilho. A água quente além de tirar o brilho, resseca as fibras e as deixa duras.

Amaciante
A Buddemeyer aconselha que não use amaciante na lavagem das toalhas, pois isso diminui sua capacidade de absorção. Mas caso prefira usar, recomenda que não use pelo menos nas três primeiras lavagens, e depois que se intercale a cada duas lavagens. O amaciante com o tempo ou por excesso, acaba selando as fibras das toalhas e fazendo com que fiquem menos permeáveis e duras. 

Secar
Secar as toalhas na secadora de roupas as deixa muito mais macias e cheirosas. E para deixar as roupas ainda mais perfumadas, aprendi uma dica muito boa e que nem sabia que existia até pouco tempo: lenços para secadora.
São muito comuns nos E.U.A e já tem para vender em alguns supermercados no Brasil. São lencinhos amaciantes perfumados desenvolvidos especialmente para usar em secadoras.
Tenho usado os lencinhos da marca Bounce, que encontro no mercado Festival daqui de Curitiba. Basta colocar um lenço junto com a roupa na secadora. As toalhas ficam muito perfumadas!!!!

Caso seque as toalhas no varal, a dica é pendurá-las pela metade, sem usar pregadores para não deformar e nem marcar o tecido.

Ferro de passar
As toalhas não precisam ser passadas, afinal, não amassam! O calor do ferro prejudica as fibras. Caso queira passá-las mesmo assim, procure deixar o ferro na temperatura ideal para roupas de tecido de algodão. Evite usar ferro com vapor, pode umedecer a toalha e produzir mofo.

Agora, se as toalhas chegarem a ficar no estado que estavam as minhas, duras e ásperas, a solução é o VINAGRE! Basta acrescentar 200 ml de vinagre de álcool  à lavagem, no compartimento de amaciante ou diretamente na água no momento de enxague. O vinagre evapora e o cheiro desaparece completamente. Encontrei essa dica no site eHow e não pude deixar de dividir com vocês!

Como as minhas toalhas estavam muito duras, as deixei de molho de um dia para o outro na água com vinagre. Finalizei a lavagem na manhã seguinte e as sequei na secadora. Confesso que fiquei impressionada com o resultado e super recomendo!

Outra dica fantástica é para as toalhas novas, que normalmente não enxugam muito bem. Neste caso, a solução é dissolver 03 colheres de BICARBONATO DE SÓDIO em um balde de água e deixar as tolhas novas de molho. O bicarbonato irá ajudar a remover os produtos que os fabricantes colocam nas toalhas para que fiquem mais bonitas nas lojas.

Dois produtos super baratos, fáceis de encontrar e que realmente funcionam!

Para guardar as toalhas, costumo dobrar cada jogo de toalha já separado, de forma que facilite a retida do armário.

Como é possível visualizar na foto abaixo, na prateleira de cima guardo os jogos de toalhas brancas que são  do meu banheiro; na prateleira seguinte, guardo as toalhas dos meninos; e na prateleira de debaixo, guardo as toalhas de lavabo as toalhas de capuz do Caio. Nesta prateleira também guardo os pisos, em forma de rolinhos. 

Pra manter tudo sequinho e cheiroso, coloco os saches antimofo de giz que eu mesma fiz, entre as pilhas de toalhas. O cheirinho do Home Spay que borrifo neles, mantém meu armário cheiroso e as toalhas também! Adoro abrir e vê-lo todo arrumadinho e cheiroso!!!

Toalhas separadas para facilitar sua retirada do armário.

Saches Antimofo entre as pilhas de toalhas.


Gostou das dicas? Tem mais alguma para dividir com a gente? Vou adorar!!!
Até a próxima! ;)


30 comentários:

  1. Ótima dica, vou passar para minha secretaria em casa :) bjs
    Lori

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Que bom Tuca! Tenho certeza que vai gostar do resultado quando testar na sua casa… Beijos

      Excluir
  3. Adorei as dicas!!Vou testar aqui em casa!!Beijos meninas!!Parabens pelo Blog!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas! Uma dúvida: depois q vc as deixou de molho no vinagre como finalizou a lavagem? Apenas enxaguou e colocou pra secar na secadora?

    ResponderExcluir
  5. Oi Cíntia!
    Depois de deixar de molho no vinagre, encerre a lavagem normalmente: enxague, centrifugue e seque! As toalhas vão ficar bem macias! E se você encontrar no mercado os lencinhos amaciantes, compre! Pois são muito perfumados!!!! Beijinhos, Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintia, depois do processo com o vinagre [ou junto ] posso colocar sabão líquido e um mínimo de amaciante? Beijos Regina

      Excluir
  6. Adorei as dicas, é tudo que estou precisando!!!
    Agora 2 dúvidas: - esses lencinhos só servem para secadoras de tambor ou para aquelas suspensas tb?
    - e qual é o Home Spray q vcs usam? Já testei alguns e não me adaptei.
    Muuuuuiiito obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Que bom que você gostou, ficou feliz que o post tenha lhe ajudado!!!
      Acredito que o lencinho não funcione nas secadoras suspensas, pois nas outras secadoras, com o movimento que ela faz, o lencinho fica tocando as roupas e se movimentando constantemente, o que não aconteceria na secadora suspensa.
      Fizemos um post sobre nossos Home spray preferidos! Dê uma olhada nesse link: http://pensologodivido.blogspot.com.br/2014/03/cheirinho-de-loja.html
      E recentemente eu comprei um produto da Glade, para tecidos. Tem um cheirinho bem suave, cheiro de roupa limpa! Tenho borrifado nas roupas dentro do armário e no sofá! Mas ele não tem alcool, então não pode por muito e eu tenho deixado os armários abertos por um tempinho para secar bem.
      Um beijo!

      Excluir
  7. Gostei da dica do vinagre de alcool, pois eu usava o de maçã, o mesmo que uso na cozinha.
    Vou comprar o de alcool, e deixar para isso para ver se é melhor.
    Obrigada!
    Rosa Costa, Sao Paulo

    ResponderExcluir
  8. Amei todas as dicas!!!!! Eu estou ficando maluca com as minhas toalhas, eu me casei a pouco tempo, minhas toalhas são todas novinhas, as lavo sempre separando as cores, mas mesmo assim depois de várias lavadas elas ficam cheias de pelinhos, alguém pode me ajudar??? please!!!
    Agradeço desde já!!!!!
    Bjokasssss

    ResponderExcluir
  9. Olá! onde encontro os lenços Bounce no Brasil??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, me desculpe!!! Só agora vi seu comentário!
      Eu já encontrei no Wallmart, Festival, Sans Clube e no Casa Fiesta!
      Beijinhos

      Excluir
  10. Desculpe mas metade das suas dicas são altamente anti-ecológicas. Trocar 3 vêzes? Usar secadora em país tropical?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dicas são dicas, não obrigatoriedade. A quantidade de trocas vai do gosto e, principalmente, da necessidade de cada um. Em um país tropical também faz frio e há regiões com muita umidade. Para quem mora em apartamento em São Paulo, por exemplo, a secadora é um bem necessário no inverno e em períodos (prolongados) de chuva.

      Excluir
  11. Maria, sobre sua pergunte de onde tem boas toalhas para comprar no atacado, encontrei um site com produtos de ótima qualidade, verifique o princesatoalhas.com.br

    ResponderExcluir
  12. Maria, sobre sua pergunte de onde tem boas toalhas para comprar no atacado, encontrei um site com produtos de ótima qualidade, verifique o www.princesatoalhas.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá boa tarde!
    Primeiro amei suas dicas, agora gostaria de saber como fez os saches de giz? Será que se eu colocar a essência direto da certo, pq eu tenho várias pois costumo fazer meus perfumes.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!!!
    As minhas toalhas pareciam um papelão, duras.
    E ásperas como uma lixa.
    Coloquei no vinagre.
    Incrível como elas continuam como duras como papelão e ásperas como lixa.
    Infelizmente pra mim, não funcionou.
    Mas, eu descobri um jeito prático. Agora elas estão ótimas, desceram de cargo.
    Viraram panos de chão. Agora estou satisfeita.

    Gosto muito do seu Site. Acompanho tudo. Parabéns pelo site.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  15. Olá, e quem não tem secadora, como fazer pra deixar as toalhas cheirosas.

    ResponderExcluir
  16. Olá, e quem não tem secadora, como fazer pra deixar as toalhas cheirosas.

    ResponderExcluir
  17. Olá gostaria de saber como você faz o saches de giz?Adorei as dicas vou fazer hoje mesmo grande beijo Andreia Rafael Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  18. Olá gostaria de saber como você faz o saches de giz?Adorei as dicas vou fazer hoje mesmo grande beijo Andreia Rafael Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  19. Adorei as dicas, mande outras, são sempre muito útil obg.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns, adorei as dicas. Já estava desanimada de tanto por amaciante, para que elas ficassem fofinhas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns, adorei as dicas. Já estava desanimada de tanto por amaciante, para que elas ficassem fofinhas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Adorei as dicas. Principalmente sobre como lavar as toalhas, pois as minhas são horríveis! Vou tentar o vinagre. Gostaria de saber sobre como fazer os saches de Giz também. Super obrigada!!

    ResponderExcluir