quarta-feira, 14 de maio de 2014

Queda de Cabelo: é normal perder tanto cabelo?

por Dani Ferraz



Nesta época do ano, em todos os lugares escutamos mulheres preocupadas com a queda de cabelo. 

Sempre nos assustamos com a quantidade de cabelo que perdemos no banho, na escova de cabelo, pelo chão… Mas como saber até onde isso é normal?

Além de pesquisar sobre o assunto, estive conversando com minha dermatologista e minha nutricionista sobre este assunto para tirar minhas dúvidas e pegar algumas dicas. 



Outono

Assim como nossa pele descama, os fios também se renovam. No final do verão e durante o outono  os fios caem mais, isso porque diminuímos nossa exposição ao sol. A baixa incidência de luz do sol afeta o ritmo de crescimento dia fios, e eles caem mais. 

É perfeitamente normal perder até 100 fios de cabelos por dia. Os fios mais compridos fazem mais volume e assustam pelo" bolo" de pelos que fazem. Então, não se assuste à toa e não caia na tentação de levar este bolo de cabelos ao médico… Mico total!! kkkk



Problemas de Saúde

Dr. Shepherd NÃO é dermatologista! kkk
Mas, se você realmente acha que está perdendo mais cabelo que o normal é bom investigar…

Algumas medicações, regimes muito drásticos, stress, cirurgias, alterações hormonais e algumas doenças também podem causar mais queda de cabelo que o normal. 

Das doenças, a mais comum a apresentar este problema é tireóide. Em seguida, a anemia. 
Problemas hormonais também podem causar maior queda de cabelo. Na menopausa normalmente as mulheres sentem bastante esse impacto.  

Mas, para que tenha certeza da causa do problema é preciso procurar um médico! O médico indicado para ver se a queda  de cabelo está nos padrões normais é o  médico DERMATOLOGISTA. 

É importante sempre lembrar que tratamentos hormonais, comprimidos, suplementos e vitaminas só devem ser administrados sob prescrição médica! A diferença entre remédio e veneno é a dose!


Shampoo


Segundo minhas pesquisas, shampoo para queda é puro mito. Nenhum shampoo sozinho faz cabelo  parar de cair ou crescer mais rápido. 

Bons shampoos fazem muita diferença na hidratação, suavidade e maciez dos fios. O shampoo certo pode melhorar muito a qualidade do fio, principalmente os que tem tratamento químico como tinta e alisamento.

No inverno a tendência é tomarmos banhos mais quentes, porém, banhos quentes fazem o cabelo ficar mais oleoso. 

Para cabelos oleosos, a dica é que eles sejam lavados diariamente e com shampoos de boa qualidade. Outra dica é evitar aqueles 2 em 1. 


Os shampoos da Pantene, Fructis e Loreal geralmente deixam os cabelos mais oleosos, portanto devem ser evitados por quem já tem tem cabelos oleosos.

Os dermatologistas ainda recomendam nunca dormir de cabelos molhados. e a suspensão de químicas quando os cabelos estão em queda acelerada.


Alimentação




É extremamente importante manter uma alimentação saudável para manter os cabelos e a pele saudáveis e bonitos. 

Aumente o consumo de frutas e verduras! Os alimentos ricos em enxofre são tudo de bom: brócolis, couve-flor, repolho, couve de bruxelas... Pode abusar! 

Os óleos das castanhas também são muito bons para os cabelos, em especial o da Castanha do Pará, que é rica em selênio. Apenas 03 por dia já é o suficiente e  assim não engorda…

Algumas proteínas também são muito boas para esta finalidade, como a carne vermelha,  peixes e frutos do mar.



Dicas para deixar os cabelos mais bonitos!


Chá verde


Enxaguar cabelos com água mais fria ou chá verde frio ajudam o cabelo a ficar mais brilhante e sedoso.

Babosa


Passar aquela melequinha da babosa nos fios... O ideal são as folhas novas, colhidas de manhã, ainda com o orvalho e frescas. A babosa deixa os fios mais sedosos e brilhantes, mas não faz crescer! Só não pode abusar e deixar muito tempo ou colocar em touca térmica, pois pode irritar o couro cabeludo!

Vichy Tratamento Reparador



A vichy tem um kit de tratamento para fios danificados bem legal: DERCOS NUTRIREPARADOR, shampoo + sérum + condicionador.

O uso deste tratamento é bastante simples: Lave os cabelos normalmente; tire o excesso de água; aplique um pouco do sérum nos fios e logo em seguida SEM ENXAGUAR coloque o condicionador e massageie por 5 minutos. O ideal é fazer todo o procedimento no máximo 1 por semana, para evitar que o cabelo fique oleoso.

Bepantol Derma



Este produto é maravilhoso… Ideal para os fios ressecados e sem brilho! Espalhe gotinhas de Bepantol líquido, da Bayer, nas pontas dos fios depois da lavagem. Este produto, rico em vitamina B5, é altamente hidratante e possui propriedades regenerativas.

Deve ser aplicado nos cabelos úmidos, antes de secar com secador ou nos fios secos para tirar o frizz. Mas atenção, não deve ser aplicado junto à raiz, pois irá deixá-la oleosa!


Espero que estas dicas deixem todas de cuca fresca e com as madeixas lindas e cheias, tanto quanto estas aqui:



4 comentários: