quinta-feira, 16 de abril de 2015

Receitas com Pinhão

por Dani Ferraz 

Moro em Curitiba, e quem é do Sul do Brasil como eu sabe que chegou o frio, chegou a época do Pinhão, a semente da Araucária, nosso famoso Pinheiro.

O Pinhão  por si só é uma delícia, mas existem vários pratos que tem essa semente como ingrediente e que ficam deliciosos!!! Vou mostrar duas receitas que já testei e que gostamos muito aqui em casa...




Farofa de Pinhão com Linguiça Blumenau

Essa receita muito simples e muito saborosa, aprendi com uma amiga muito querida. Todo ano sua mãe prepara essa farofa com vários e vários quilos de pinhão e congela em pequenas porções para o ano inteiro.

Como não tinha a intenção de congelar, fizemos uma porção bem menor:

02 kg de pinhão;
600 g de linguiça Blumenau;

1. A primeira coisa a ser feita é cozinhar bem o pinhão. Ele deve ser cozido sem sal, para que cozinhe mais rápido. Dever ser cozido até a casca ficar meio aberta, para facilitar na hora de descascar.

2. O pinhão deve ser descascado e a linguiça deve ser retirada da pele.

3. Com um moedor de carne ou um triturador/processador de alimentos, intercalando o pinhão e a linguiça, triture tudo para que fique com aspecto granulado, como é possível observar nas fotos abaixo. Nós utilizamos um moedor de carne manual.

4. Depois de tudo triturado, a primeira etapa da receita está pronta. Agora basta guardar em um recipiente bem tampado na geladeira ou em porções menores no freezer.

5. A segunda etapa da receita é feita na hora de servir: Aqueça um fio de azeite de oliva em um a frigideira. Se quiser refogue um pouco de cebola e em seguida, acrescente a porção desejada do pinhão com linguiça triturados. A linguiça irá soltar um pouco de gordura, por isso não precisa de muito azeite de oliva. Deixe fritar bem e ficar bem soltinha. Quando estiver pronto, acrescente um pouco de cebolinha verde e sirva!

Observe o passo a passo nas fotos abaixo:


Antes de fritar.




Depois de pronto!


Pinhão Acebolado

Essa outra receita foi inspirada na receita que a Chef Daniela Caldeira passou para uma amiga minha, que por sua vez, dividiu comigo e outras amigas.


Fiz algumas adaptações e aqui  vai a receita que tenho feito aqui em casa:


Ingredientes

- Pinhão cozido e descascado;
- Cebola cortada em pedaços grandes;
- Nós Moscada;
- Pimenta  moída a gosto;

1. Aqueça uma colher de azeite de oliva e refogue a cebola.

2. Coloque o sal, a pimenta e a nós moscada a gosto. Em seguida, acrescente o pinhão. Salpique um pouco de cheiro verde e sirva.


Aqui em casa, temos uma pimenta em conserva de azeite que fizemos com aquelas pimentinhas de vasos, a Pimenta Etna Ornamental. Acrescentei uma colher desse azeite com pimenta, antes de desligar o fogo.


E aí, gostou? ;)


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Ive, existem vários modelos descascadores de pinhão.. Minha amiga que me ajudou a fazer a farofa, trouxe um de madeira que é super prático… Ele aperta a parte mais gordinha do pinhão e o empurra para fora da casca. Com o pinhão bem cozido e quentinho, fica fácil! Faz o mesmo efeito de apertar com os dentes!
      Ela me disse que no Mercado Municipal vende esse modelo.
      Um abraço!

      Excluir