Fazer compras quando estamos viajando é uma delícia, mas melhor ainda é comprar e poder receber de volta parte do dinheiro gasto. É isso o que acontece em alguns países, que devolvem ao turista o Imposto sobre Consumo (VAT) - União Européia e Imposto sobre Valor Agregado (IVA) - América do Sul.
Para solicitar o reembolso do valor cobrado você deve apresentar em um balcão da alfândega os produtos comprados, com as respectivas notas fiscais e nas embalagens originais. Alguns países solicitam ainda, a apresentação de um formulário específico dado pelo lojista no momento da compra e, se você pretende pedir o reembolso, é melhor chegar um pouco mais cedo do que o habitual no aeroporto, para evitar aborrecimentos.
Procure lojas que tenham o adesivo do Tax Free ou
pergunte a um vendedor se eles trabalham com o sistema. Normalmente as grandes
lojas e shoppings trabalham; lembre-se sempre de apresentar o seu passaporte no momento da compra.
Cada país possui regras e valores próprios para reembolsar o turista, portanto preste atenção nas dicas e programe-se para segui-las na sua próxima viagem.
Canadá:

Cada país possui regras e valores próprios para reembolsar o turista, portanto preste atenção nas dicas e programe-se para segui-las na sua próxima viagem.
Canadá:
Desde março de 2007 o Canadá não faz mais o reembolso de impostos das compras realizadas. Na verdade, o Governo Canadense introduziu um programa de devolução de taxas para somente alguns produtos e serviços utilizados durante convenções ou feiras realizadas no Canadá, além de hospedagens que sejam parte de pacotes de turismo para visitantes e operadores de turismo. O nome desse programa é Foreign Convention and Tour Incentive Program (FCTIP).
Estados Unidos:
Estados Unidos:
Apenas os Estados do Texas e Louisiana fazem o reembolso; 8 e 4% respectivamente. E para recebe-lo você deve preencher um formulário e entregá-lo no quiosque de Tax Refund no aeroporto antes de deixar o Estado. Em até 30 dias você receberá a diferença paga em cheque ou no cartão de crédito.
Argentina:
Argentina:
Ao comprar produtos fabricados no país, você poderá solicitar na loja um cheque de devolução que deverá ser entregue na alfândega. Você poderá receber de 16 a 21% do valor gasto em compras acima de 70 pesos.
Grécia:
O reembolso é de até 18% para compras realizadas na mesma loja, num valor mínimo de 120 Euros.
Grécia:
O reembolso é de até 18% para compras realizadas na mesma loja, num valor mínimo de 120 Euros.
Alemanha:
Assim como no Brasil, o valor do imposto já vem embutido na etiqueta, ou seja, não é feito nenhum acréscimo no momento do pagamento do produto. Para solicitar o reembolso é preciso ter gasto no mínimo 25 Euros e o valor devolvido será de 12,5% do total.
Itália:
O valor de reembolso é de 17,36% do valor total da compra que deverá ser feita na mesma loja gastando no mínimo 154,94 Euros.
Reino Unido:
O valor mínimo de compra para poder obter o reembolso é de 30 Libras e não são todas as lojas que oferecem o benefício. Em média 16,67% do valor da compra é devolvido e em alguns casos, em dinheiro no próprio aeroporto.
É possível reaver 17,36% de impostos cobrados, mas é necessário gastar mais de 90,15 Euros em uma única loja.
França:
O reembolso é feito para compras realizadas na mesma loja, no mesmo dia e para um valor gasto acima de 175 Euros. É necessário solicitar na loja também o formulário de "venda para exportação" que deverá ser entregue na alfândega. O valor reembolsado é de 16,39% em dinheiro ou no cartão.
Japão:
Em algumas lojas de departamento, o turista pode recuperar de imediato 5% do valor gasto em roupas e eletrônicos. Basta levar o recibo da compra em um guichê especializado e ter gastado mais de 10 mil ienes. Nos Dutys free é só apresentar o passaporte para receber o desconto já no caixa.
Existem empresas, como a Global Blue, especializadas em solicitar o reembolso para facilitar a vida do turista, mas o preço cobrado por esse serviço será descontado do valor total do reembolso.
Agora é só programar a viagem e boas compras!!!
##Caso observe-se alguma alteração nas porcentagens de reembolso ou no valor mínimo de compra, por favor, deixe um comentário. Obrigada.##
Nenhum comentário:
Postar um comentário