É só combinar!
Um dos maiores "monstros" que assombra e
afasta as pessoas da cozinha é o uso dos temperos. Escuto muito por aí as
pessoas falando que "não sabem combinar", "não conhecem muito
bem" e "têm medo de errar".

Ok, vamos começar partindo do princípio que o que é certo ou errado na sua cozinha é muito relativo, pois quem manda lá é você. Você que dita as regras e não um crítico chato. Para dar um charme a mais ou até mesmo dar vida aos nossos pratos nós podemos usar as especiarias e as ervas aromáticas, frescas ou secas. Com esses temperos, você poderá levar seus pratos a patamares completamente diferentes.
O interessante aqui é saber como elas se comportam para extrair o máximo de seus aromas e sabores. As combinações ficam por conta do seu paladar. As especiarias agregam sabor, aroma e cor aos pratos. Geralmente são achadas em pó, mas não são tão boas quanto as em grãos ou sementes, que conservam melhor seus óleos essenciais.
O mesmo acontece com as ervas frescas e secas. As ervas secas têm um sabor mais acentuado, devido ao processo de secagem e devem ser adicionadas aos pratos no início do processo de cozimento, para dar tempo de reidrata-las. Já as ervas frescas devem ser adicionadas no final do preparo, a fim de preservar seus delicados aromas e sabores.
Uma boa dica que vai ajudar você a trocar ervas frescas por secas e vice-versa quando estiver seguindo uma receita: uma medida da erva seca equivale a duas da fresca, aproximadamente. Se você nao tiver muito conhecimento sobre os temperos vá acrescentando e aprovando aos poucos. Sempre é mais fácil adicionar do que ter que tirar depois (até por que muitas vezes isso é impossível).
Abuse e use da criatividade. Eu sou fã e praticante até hoje da filosofia do "tentativa e erro". Deu certo? Repita. Deu errado? Parta para a próxima. Lembre-se: quem vai ditar o que é certo ou errado é o seu paladar. Por isso, não tenha medo, ouse e veja os temperos com novos olhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário