quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Como eliminar manchas das roupas

por Fer Peixoto
 
Perdi as contas de quantas vezes deixei de vestir uma roupa por causa de uma mancha que insistia em permanecer mesmo após a lavagem. Ou então, pensar mil vezes no figurino, em função do que poderia acontecer com a roupa, se os meus filhos encostassem nela com algum tipo de comida, tinta de caneta. Pedir para as crianças cuidarem com as brincadeiras, para não se sujar? Isso nunca mais!
 
As terríveis manchas nas nossas roupas e nas roupas dos nossos filhos estarão com os dias contados ao final desse post.
 
Tinta de caneta: para começar, coloque álcool em cima da mancha e esfregue com chumaços de algodão para remover o excesso de tinta. Depois lave a região da mancha com detergente de louças. Dependendo da intensidade da tinta, talvez seja preciso repetir esse processo novamente, mas pode confiar, porque funciona. Não esqueça de proteger o outro lado da roupa para não manchá-la também. E use o algodão mesmo para não danificar o tecido da roupa; não vale um paninho da lavanderia não! 
 
Vinho tinto: pesquisando, achei várias maneiras para limpar mancha de vinho tinto, são elas: 1) Deixar a roupa de molho em leite quente. 2) Esfregar vinho branco em cima da mancha. 3) Colocar sobre a mancha sal e suco de limão. 4) Passar gelo na mancha para que o tecido não absorva o vinho. 5) Lavar a mancha com uma mistura de água oxigenada e detergente de louças. Resolvi colocar todas essas opções, porque nem sempre estamos em casa e temos leite, por exemplo, para colocar sobre a mancha. Escolha uma que mais se adeque à sua situação. Também, é muito importante, tomar essas medidas o quanto antes e lavar normalmente em seguida.
 
Gordura: para manchas recentes é só colocar um pouco de talco ou maisena sobre ela e esperar algumas horas até que a gordura seja absorvida. Limpe o excesso com uma escovinha e lave com detergente de louças. Para manchas antigas, achei interessante essa dica. Coloque um papel toalha em cima da mancha e outro por baixo, passe ferro quente até que a gordura passe para o papel e lave com detergente. 
 
Café: pode-se usar gelo sobre a mancha ou uma solução de água com bicarbonato se a mancha for recente. Se a mancha de café já estiver seca, esfregue um pano úmido com vinagre branco ou álcool.

Ferrugem: esfregue a mancha com sal e limão, lave a roupa normalmente e coloque-a para secar ao sol. Mas tenha cuidado com tecidos delicados.
 
Sangue: colocar sobre a mancha água oxigenada 20 volumes e depois de secar lave a roupa normalmente.
 
Batom: tire o excesso com uma folha de papel absorvente, mas com cuidado para não espalhar ainda mais. Em seguida esfregue um pouco de álcool e lave delicadamente com detergente.
 
Suor: deixe a roupa de molho por 15 minutos em uma solução feita com três colheres de chá de vinagre branco e um litro de água e depois lave normalmente. Ou ainda, coloque bicarbonato de sódio sobre a mancha e lave após meia hora. No caso de manchas deixadas por desodorantes, a dica é umedecer uma esponja com água oxigenada e esfregar sobre a mancha por um ou dois minutos antes da lavagem normal.

Roupas amareladas: lave-as normalmente e coloque-as para secar ao sol dentro de uma sacola plástica, pode ser dessas de supermercado mesmo.
 
Graxa: coloque um pouco de margarina vegetal sobre a mancha, deixe por alguns minutos e depois lave normalmente com água e sabão.
 
Chicletes: tire o excesso e em seguida, passe gelo sobre o chiclete. Ele vai endurecer e se soltar do tecido com facilidade.
 
Barro: deixe a roupa de molho em água misturada com vinagre branco e, de 30 em 30 minutos troque a água, para que o barro não se espalhe por toda a peça. Depois de algumas horas e molho, lave a peça normalmente.
 
Esmalte:  você pode passar acetona na mancha, mas primeiro faça um teste em uma parte da roupa que não fica aparente, para ver se não mancha ainda mais ou se não danifica o tecido. Se a acetona for usada na roupa, certifique-se de lavá-la imediatamente depois. Se o tecido for delicado e você ficar com medo de passar acetona, pode tentar spray de cabelo também. Solvente para limpeza a seco também pode funcionar. Uma outra maneira é raspar o excesso do esmalte com uma espátula e aplicar sobre a mancha uma mistura de água morna e sabão suave. Depois esfregue levemente para não danificar o tecido, passe um pano limpo para absorver o excesso de umidade e deixe secar naturalmente.
 
Falando em manchas, a Dani achou no supermercado um produto que serve para evitar que roupas coloridas manchem as roupas claras quando colocadas juntas na máquina de lavar. Ainda não testamos, mas se realmente funcionar, facilitará muito o trabalho na lavanderia das nossas casas.



E uma dica boa, é carregar na bolsa alguma caneta tira manchas. Ela pode te salvar em um momento de emergência.

                                  
 

Com todas  essas  dicas, tenho  certeza de  que  as suas roupas ficarão sempre limpas e sem  manchas.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário