segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Quando viajo SEM meu filho

por Dani Ferraz



Meu marido e eu gostamos muito de viajar e procuramos sempre intercalar viagens com a família completa e viagem sem crianças. Para que isso fosse possível, acostumei meu filho desde cedo:
A primeira vez que o deixei, ele tinha 1 ano, foi uma viagem rápida, de apenas uma noite até SP (chorei horrores no carro ao sair da garagem);  depois, um final de semana pouco mais longe, em Buenos Aires; e assim fui me acostumando a de vez em quando dar uma escapadinha.


Acho super importante valorizarmos os momentos que temos a dois, paparicar um pouco só o marido, relembrar os tempos "sem filhos" e nada melhor que uma viagem para fazer isso!!!! 

Mas… e o aperto que dá no peito na hora de deixar os pequenos em casa? Aff, sofro muito toda vez que vou viajar sem meu filho!!!!!! Nas duas semanas que antecedem a viagem, já começo a sofrer e até me arrependo de ter marcado a viagem… kkkk 

Mas isso é coração de mãe, né?! Todas as preocupações e neuras passam depois que chego no meu local de destino e então eu relaxo e curto minha viagem!

E para deixar meu filho em casa e ir bem tranquila, deixo tuuuuuudo organizado, esquematizado e com alguns pequenos truques para garantir que ele fique bem e garantir que ao menos se lembre de mim!!
Afinal, quando viajamos eles também aproveitam… São super paparicados pelas avós ou por quem quer que fique com eles! A gente é que sofre! kkkkkk 

Algumas dicas que funcionam aqui em casa:

Ficar em Casa

Acho que manter a rotina da criança e mantê-la em seu ambiente é melhor para ela, pois assim se sentem a vontade e rodeados por suas coisas. É uma mudança a menos em suas vidinhas.
Me comunico pelo FaceTime ou Skype uma vez por dia e procuro falar pouco com ele. Apesar de estar sempre louca para perguntar tudo sobre o seu dia, procuro dar apenas um "oizinho"rápido para não provocar alguma crise de saudades.

Mapa

Sempre que vou viajar, chamo Caio para me ajudar a fazer marcações no mapa que fica no quarto dele, dos locais para onde eu e papai viajaremos. Ele adora fazer isso!!!
O mapa é sempre o mesmo e fica direto na parede do quarto.


Bilhetinhos

Costumo escrever um bilhete para o Caio e colar em algum lugar que ele possa ver sempre que quiser. O da última viagem ainda está colado no mesmo lugar...


Planilhas

Faço diversas planilhas para facilitar a vida de quem vai ficar com meu filho:
Uma com o (1)CARDÁPIO previamente montado com minha funcionária (mas claro que podem fazer as alterações que quiserem). Essa planilha faço principalmente para me organizar na hora de fazer as compras para deixar a geladeira e despensa abastecidas. 
Faço a planilha de (2)LEVA E TRAZ, para organizar quem leva e quem busca nas atividades do período em que estarei fora. 
Faço também uma planilha de (3)ATIVIDADES que ele tem, com seus horários, e uma planilha de (4)TELEFONES E CONTATOS IMPORTANTES. Coloco nessa planilha, telefones de familiares, pediatras, escola, clube, amigas minhas, enfim, pessoas que possam ajudar caso precisem.
E uma outra planilha da (5)VIAGEM, com os locais e hotéis em que estarei em cada um dos dias.





Fotos/Vídeo 

Durante a viagem tiro muitas fotos pensando no Caio, fotos que acho que ele acharia interessante… Animais, pontos turísticos famosos, presentes que compramos... E vou mandando estas fotos para que minha mãe, quem normalmente fica com ele, possa ir lhe mostrando.



Bom, essas são as minhas estratégias para tentar tornar minhas viagens tranquilas tanto pra mim quanto para meu filho. Tem funcionado, ele sempre fica super bem!!!! Você tem alguma outra dica?
Divide comigo! ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário