sábado, 1 de novembro de 2014

Saladas e suas Infinitas Combinações

Coluna do Chef




Com o calor bombando, começa  a surgir a procura por refeições mais leves e refrescantes. É aí que entram as saladas, com suas infinitas e deliciosas combinações.

Comer salada pode ser sim muito prazeroso, além de benéfico, claro. O ideal aqui é abusar da criatividade e das combinações dos ingredientes certos da estação. Trabalhar com ingredientes frescos faz toda a diferença. Geralmente são encontrados com maior abundância e variedade em pequenos hortifrútis, mas os grandes supermercados também têm boas ofertas.



As “misturas” podem trazer legumes, proteínas variadas, frutas comuns e as secas e, por que não, carboidratos. 


Mas um dos principais ingredientes, que vai dar vida e elevar o nível da sua salada, é o molho. Para a base, você pode usar um azeite extra virgem de boa qualidade, maionese ou iogurte. 
Junte a eles vinagre balsâmico ou normal, limão comum ou siciliano (use o suco e as raspas, que dão um frescor incrível). Dentro das ervas, use manjericão, manjerona, orégano, tomilho, hortelã... todas frescas, de preferência. 

Especiarias também são bem vindas: páprica, noz moscada, cominho... Finalize com sal e uma pimenta do reino moída na hora.

Alguns legumes e frutas vão ajudar a realçar ainda mais o frescor da salada e vão agregar textura à receita, como abobrinha, cenoura, pepinos, manga, melão, maçã, uvas... sem querer ser repetitivo, é aqui que entra a criatividade.

Para combinar as folhas, tente usar as mais variadas e coloridas, sempre cuidando para não combinar muitas folhas amargas. Aproveitando que falei da cor, isso é muito importante tanto na parte nutricional, quanto na parte de aguçar os sentidos e tornar a salada mais atrativa.

Para encerrar, lembre-se sempre de lavar muito bem os ingredientes.
A seguir, confira uma receita de salada de verão, com várias texturas e sabores complexos, mas muito fácil de fazer:

Mix de folhas com tomates grelhados e castanhas do Pará tostadas com especiarias. 
Para 6 pessoas.


Ingredientes:

-        1 maço de alface lisa baby

-        1 cabeça de chicória italiana
-        1 maço de rúcula
-        6 tomates italianos bem maduros cortados em 4 e sem sementes
-        200g de castanhas do pará
-        1 col. De chá de páprica picante
-        1 col. De chá de cominho
-        1 pitada de noz moscada
-        1 punhado de folhas de manjericão fresco
-        2 dentes de alho ralados
-        8 col. De sopa de azeite
-        2 col. De sopa de suco de limão siciliano
-        sal e pimenta do reino (moída na hora) a gosto

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 210ºC por 10 minutos. Enquanto o forno esquenta, lave as folhas e os tomates.


Em uma frigideira anti-aderente coloque 2 colheres de sopa de azeite e o alho ralado. Leve ao fogo alto. 

Colocando o alho no azeite ainda frio, você acrescenta mais sabor ao mesmo. Quando o azeite estiver quente e o alho dourado, coloque os tomates e deixe grelhar por uns 4 minutos. Quando a pele estiver dourada, retire e reserve com todo o azeite e o suco que soltou. 

Acrescente o manjericão só no final, para ele não perder o frescor e seu sabor.

Em uma assadeira, coloque as castanhas, regue com um fio de azeite e salpique as especiarias por cima. Mexa bem, a fim de cobrir todas as castanhas com o tempero. Leve ao forno aquecido e deixe por 10 minutos.

Enquanto as castanhas tostam, comece a montagem da salada fazendo uma cama com as folhas misturadas. Coloque o tomate por cima e, por último as castanhas.

Complemente com o molho, misturando o azeite restante com o limão (bata bem com um garfo ou batedor de arame), o sal e a pimenta do reino (não se empolgue, pois já tem a páprica nas castanhas).


Bom verão e boas saladas a todos!

José Altman
ALTMAN GASTRONOMIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário