segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Dicas para Montar o Cardápio Semanal

por Dani Ferraz



Que preguiça ter que pensar todos os dias no que fazer no almoço e no jantar, né? Sem falar que chega uma hora que não temos mais ideia do que fazer, enjoamos de comer sempre as mesmas coisas…

Eu montei um esquema para me ajudar a montar o cardápio semanal e que também acaba me ajudando nas compras semanais, quer ver?

São duas etapas, sendo a primeira uma listagem completa dos pratos feitos com mais frequência em casa. Esta listagem me ajudará na montagem do cardápio semanal, que é a segunda etapa. Vou mostrar como eu faço:



Etapa nº 1  - Listagem dos Pratos

1º Passo: listo as carnes e pratos com carne que costumamos fazer aqui em casa;
2º Passo: listo alguns acompanhamentos, geralmente com legumes;
3º Passo: listo mais alguns acompanhamentos, um pouco mais calóricos, com mais carboidrato.
4º Passo: Escolho um item da 1ª coluna + um ou dois ítens da 2ª coluna  + um item da 3ª coluna.

Etapa nº 2  - Combinação dos Pratos

O cardápio de almoço da semana é feito com base na listagem acima.
Dá pra fazer tudo manualmente, mas como eu adoro "planilhar" tudo, tenho ambas planilhas no Excel, o que facilita bastante: Coloco o sinal de igual (=) no local onde desejo inserir a informação e em seguida clico sobre a informação desejada em outro planilha e aperto (enter). Assim as informações de uma planilha são inseridas dentro da outra, conforme escolho o local…
Mas se você não tem muita intimidade com o Excel, pode fazer planilhas simples ou em um caderno mesmo!

Para cada dia da semana eu escolho uma carne e dois acompanhamentos, como pode ver abaixo:


Depois de montado o cardápio da semana ou até mesmo do mês você pode imprimi-lo e colocá-lo em um mural ou qualquer outro local de fácil acesso e fácil visualização. Aqui em casa fica no mural da cozinha, mais ou menos como o da foto abaixo,  mas vou mostrar algumas outras inspirações que encontrei na internet!





Muitas vezes acontecem imprevistos que, inevitavelmente, causam variações na programação, como em toda casa! Algumas vezes por mais que tenha programado dois acompanhamentos é feito apenas um ou acaba o feijão e não dá tempo de cozinhar novamente… Mas o importante é que programando o cardápio semanal desta forma, consigo variar muito mais as combinações e me programar melhor para as compras semanais!

Esse cardápio é feito para o almoço, pois no jantar esquentamos o que sobrou do almoço ou transformamos as sobras em outros pratos, mas isso é assunto para um novo post…

Espero que ajude vocês também! ;)


4 comentários:

  1. Amei a dica! Estou procurando exatamente isso, minimizar meu tempo na cozinha.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!! Fico feliz em saber que gostou!
      Beijinho, Dani

      Excluir
  2. Super ajudou...clareou as ideias!!!
    Muito obrigada

    ResponderExcluir