quarta-feira, 18 de março de 2015

Natural Products Expo West

por Chef Carolina Mueller
 
 
A Natural Products Expo West é o maior evento de produtos naturais, saudáveis e orgânicos do mundo. Aconteceu na semana passada no Centro de Convenções de Anaheim, na Califórnia, em frente à Disneyland. O evento cresceu 7,2%  desde o ano passado e tinha mais de 71.000 participantes.
 
 
A Expo West teve um parte educativa, com várias discussões e palestras sobre diversos temas, como orgânicos, transgênicos, glúten, o mercado vegano, "clean label" (rótulo simples e básico de produtos), gorduras e óleos saudáveis, e-Commerce e muitas outras palestras interessantes. Adoraria ter um clone, para  poder assistir a todas e perambular pela feira vendo todos os produtos naturais.
 
Assisti algumas palestras excelentes, mas as que eu mais gostei foram a do Dr. David Perlmutter (autor do Best Seller do New York Times Grain Brain) e do escritor e jornalista do New York Times, que admiro muito, Mark Bittman (autor de Eat Vegan Before 06:00 e Food Matters).
 
Palestra com Mark Bittman.

 
Os expositores trouxeram novidades de ingredientes naturais, suplementos, produtos para animais de estimação, alimentos, bebidas, e snacks naturais, produtos de limpeza, cosméticos, empresas de embalagem e rotulagem, empresas de posicionamento de marcas e empresas de investimento.
 
Esses produtos para cães vem pela metade e você completa o restante com água.
 
 
Em muitos momentos pensei "O mundo ainda não está pronto para esse produto". Ingredientes e produtos engenhosos e revolucionários estavam por toda parte.
  
Alguns dos meus produtos favoritos foram a água de alcachofra, barrinhas feitas com farinha de grilo, sacos de lixo compostáveis, fluido para acender o carvão vegetal para o churrasco feito sem nenhum produto químico, chips feitos a partir de folhas de couve-flor e brócolis (contribuindo para acabar com o desperdício de comida, também chamado aqui nos Estados Unidos de "Zero Food Waste"), repelente natural e xaropes feitos com ingredientes naturais para adicionar à água e  fazer seu próprio refrigerante.
 
Água de alcachofra.
 
 
Fluido para acender o fogo da churrasqueira, sem produtos químicos.

 
Xarope natural para fazer o próprio refrigerante.
 
  
Algumas tendências que notei na Expo West foram:
 
- Tudo era paleo (referente à dieta paleolítica), sem glúten e vegano;
 
- Um grande número de rótulos mais limpos, ou seja, com menos ingredientes e menos aditivos.
 
- Transparência: a rastreabilidade de ingredientes e produtos é cada vez mais importante para os consumidores que querem certificar-se que contribuirão para um comércio justo (Fair Trade) e diminuirão sua pegada de carbono (Carbon Footprint);
 
- Cúrcuma (chamado aqui de turmeric) é o novo pretinho básico, está em bebidas, suplementos e comidas;
 
- O açúcar refinado e agave estão em baixa, enquanto o açúcar de cana está em alta. Pelo menos os rótulos estão mudando, mas a maioria das vezes, não faz diferença, porque o açucar ainda é refinado.
  
Eu perguntava: "Com o que o seu produto é o adoçado?" em todos os stands aonde provei bebidas e comidas doces. Quando me falavam que era com açúcar de cana eu perguntava se era refinado, turbinado, demerara ou melaço. 70% das pessoas não tinha ideia do que eu estava falando ou não sabiam se o açúcar usado em seus produtos era refinado. E as que pessoas sabiam que tipo era usado, na maioria das vezes respondeu que era o refinado. O motivo dessa pergunta foi porque aqui nos Estados Unidos, quase todo açucar usado é feito de beterrabas; eles não tem cana de açucar. O problema do açucar de beterraba é que se as beterrabas não forem orgânicas elas são pulverizadas com Glifosato (Round Up), um fertilizante químico, que vários estudos provam, estar ligado com a intolerância ao glúten e pode causar vários problemas de saúde.
 
Café orgânico.

 
Chia coberta com chocolate amargo.
 
Proteína em uma variedade de produtos. Adorei ver que apesar de ainda ter muito whey por tudo e em tudo, está crescendo a quantidade de produtos que oferecem proteína vegetal (sim, as plantas também tem proteína).
 
Foram diversos produtos e novidades; logo posto os meus preferidos. E fiquem ligados aqui,  no meu blog (http://foodandotherstuff.com/) e no meu instagram (@foodnotherstuff) que também farei vários sorteios das amostras que ganhei na Expo West. 


Inúmeros brindes e amostras de produtos de apenas uma, das três sacolas que ganhei!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário