quinta-feira, 2 de abril de 2015

Vamos economizar?

Coluna do Chef
 
Seguindo a mesma linha da minha última coluna (leia aqui), optei em passar algumas dicas que farão com que você economize. Pode parecer pouco, mas se você somar o que economiza em um dia e multiplicar por 365, vai ver que faz diferença.
Sabe aquele pão fresquinho que você compra todos os dias quando está indo para casa e sempre sobra um? Pois bem, este pão custou apenas R$ 0,50. Multiplique esta pãozinho pelo número de dias do ano, aí você descobre que pode economizar R$ 182,50. Lembre, economia somente do pão que insiste em sobrar...
 
 
Outra dica mais do que batida, mas sempre é bom reforçar: não vá ao supermercado fazer compras com fome. Não deu tempo de comer antes de ir ao mercado? Inicie suas compras pela padaria, peça e coma um salgado assado. Sua fome vai passar por algum tempo, o suficiente para você se controlar com as compras.
Sobras de comida = DESPERDÍCIO.  Este é um problema no mundo todo. Jogamos fora muita coisa que pode ser aproveitada, por exemplo a casca do abacaxi. Que tal fazer um suco com a casca que iria para o lixo?
 
 
Outro questão é a comida que fazemos em excesso sem planejar o que poderá ser feito se sobrar. Na coluna anterior citei o feijão preto que foi servido com arroz no almoço; a sobra vira uma deliciosa sopa! Ou ainda, a comida que sabemos que não vamos comer e insistimos em colocar no prato. Pense nas vezes que você foi a uma churrascaria rodízio e pediu mais carne ou pegou no Buffet mais do que conseguiria comer...
 
 
 
Itens em alta. Alta de preço. Você vai no supermercado com a receita definida e quando vai pegar o produto descobre que o valor é o dobro do que havia planejado gastar. Não compre, substitua! Ia fazer um mignon com molho? Veja qual outra carne está na promoção do dia e troque. Ao invés de fazer no forno, coloque na panela de pressão que ficará super macia (clique aqui e confira uma receita que já publicamos de maminha na panela de pressão).
 
 
Não tenha medo, arrisque-se. E economize, sua família e seu bolso agradecem.
 
José Altman - Altman Gastronomia
 
 
 
 
 

 

 

 

2 comentários:

  1. Adoreii as dicas, ótimo post!

    Beijinhos e boa semana ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima semana pra você também, querida! Beijos

      Excluir