terça-feira, 14 de julho de 2015

Cuidados com o Carpete e Tapetes

por Fer Peixoto

Quando morava em apartamento o chão da área íntima era de carpete e, com três crianças em casa, precisava ter um cuidado redobrado para mantê-los sempre limpos e com cara de novos.

De tempos em tempos, agendava uma limpeza com uma empresa especializada, a Jhonpes. Eles usam um sistema de limpeza a seco e o carpete e os tapetes ficavam com a aparência de novos, sem manchas e fofinhos. 


Mas é claro que entre esse período, tinha que me virar para tirar manchas de suco de uva, sujeira de sapatos, marcas de comida...E tenho algumas dicas ótimas que usava no meu apartamento e uso aqui em casa, agora nos tapetes, que com certeza também ajudarão você a conservar seu carpete e tapetes limpos e bonitos por mais tempo.

Aspirador de pó: uso o aspirador de pó duas vezes por semana, facilita e muito o trabalho de manter a casa limpa, livre de detritos e poeira. A aspiração frequente prolonga a vida útil do carpete, evitando o acúmulo de partículas sólidas que podem romper suas fibras. Mas, nunca esqueça de trocar o saco do aspirador regularmente, pois cheio de sujeiras ele irá reduzir a eficiência da sucção, consumindo assim mais energia. Uma dica interessante é acrescentar bicarbonato de sódio ao saco do aspirador para combater odores, ou uma bolinha de algodão levemente umedecida em perfume de sua preferência, para deixar os ambientes perfumados (sugestões de home sprays). Eu não tenho bicho de estimação dentro de casa, mas quem tiver e se ele pegar pulgas, todas as vezes que aspirar a casa retire o saco do aspirador e coloque-o dentro de um plástico; feche bem e deixe-o no freezer por algumas horas. Pode parecer estranho, mas este procedimento irá acabar com as pulgas que possam ter sido aspiradas.


Como remover manchas: como escrevi no começo do post, cada dia aqui em casa é um tipo de "substância" que cai nos tapetes e, pesquisando, descobri como limpá-las; cada uma de  um jeito diferente.


  • Chicletes e cera de vela: pressione um cubo de gelo sobre o chiclete ou cera, quando eles estiverem endurecidos, ficará fácil para removê-los. O gelo também serve para acabar com as marcas de móveis sobre os tapetes e carpetes. É só colocar pedras de gelo sobre a marca, esperar derreter e secar com um papel toalha. Prontinho!

  • Ketchup: faça uma mistura de 1 copo de vinagre com 2 copos de água  e passe no carpete quantas vezes forem necessárias, até que a mancha saia.

  • Bebidas alcóolicas, café, refrigerante, frutas, chocolate, molhos, lama, xixi e sangue: parece estranho que substâncias tão diferentes possam ser limpas da mesma maneira, mas é bem isso mesmo. Com 1 colher de chá de detergente + 1 colher de chá de vinagre branco + 1/4 de copo de água quente não sobrará nenhuma mancha pra contar história. É necessário tirar o excesso da sujeira o mais rápido possível antes de aplicar a mistura e, após aplicá-la, esperar secar e limpar os resíduos com o aspirador. Se a mancha não sair totalmente na primeira tentativa, repita o procedimento.


  • Vinho tinto: coloque sobre a mancha um pouco de vinho branco e, em seguida, limpe a mancha com água fria e jogue por cima dela sal de cozinha. Aí é só esperar 10 minutos e aspirar o sal.

  • Lápis de cor: raspe o excesso de lápis de cor e esquente a mancha com um ferro de passar roupa, logo em seguida pressione um mata-borrão sobre a mancha até que ele absorva o lápis de cor derretido. Aplique algum produto  de limpeza específico para carpetes (Vanish Karpex), espere secar e aspire.

  • Vômito: ok, é meio nojento, mas acontece; ainda mais com três crianças em casa. E para evitar que ele manche o seu carpete ou tapete, você deve limpá-lo rapidamente, secando o máximo possível e, em seguida, diluí-lo com bicarbonato de sódio e água, ou água tônica. Depois de feito isso, aplique uma solução de 1 parte de amônia e 10 partes de água. Lave com água fria, deixe secar e aspire.

Para evitar ácaros: hoje em dia já existem modelos de tapetes e carpetes com maior percentual de poliamida que ajudam a prevenir o acúmulo de ácaros, pois reduzem a aderência de sujeira nas tramas. Mas para todos os outros modelos, a dica é realizar a limpeza pelo menos uma vez por semana com água e sabão e também com produtos acaricidas. Se possível, aspirar o carpete e tapetes todos os dias e de preferência com um aspirador com filtro d'água.

Para renovar os tapete e carpetes: espalhe fartamente sobre eles bicarbonato de sódio. Deixe agir por 15 minutos e depois passe o aspirador de pó.

Para reavivar a cor: sol em excesso desbota as cores. Se parte do tapete costuma receber luz solar diariamente, procure virar a peça a cada três meses e passar uma solução de amônia diluída em água fria (use 1 parte de amônia para 3 partes de água). Essa solução pode e deve ser usada nos carpetes também.






Bem, acho que eram essas as dicas que eu tinha para dividir com vocês; tomara que elas lhes sejam úteis. E se vocês tiverem outras dicas que queiram compartilhar conosco, por favor deixem um comentário aqui ou acessem o nosso facebook.  




                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário