quarta-feira, 9 de setembro de 2015

A Versatilidade do Frango

Coluna do Chef por José Altman





O Frango é um velho conhecido das nossas mesas, mas que muita gente ainda não sabe usá-lo em sua plenitude.

Ele pode ser utilizado quase que por completo, frio ou quente (grelhado, assado, frito, ensopado), dependendo do que você deseja, começando na pele e indo até os ossos.


Para começar, lave o frango e seque-o com papel toalha. Isso vai tirar possíveis impurezas da pele.

A pele bem temperada e crocante é deliciosa (lembrando que o frango tem que ser de boa procedência e estar bem limpo) como se fosse um bacon diferente. A carne, se cozida do modo certo, é macia e suculenta. E, por fim, sua carcaça pode ser usada para dar sabor a caldos caseiros.

Um dos segredos para um frango bem saboroso é temperá-lo com antecedência. Pode ser uma hora ou até deixar da noite para o dia.

Você pode usar na sua marinada limões (galego, Taiti, siciliano), vinho, molho inglês, mostarda, alho, cebola, ervas frescas... a lista é bem grande.

Se você for assar um frango inteiro, o tempo gira em torno de 1h30 a 200-240oC (depende da potência do seu forno). Um dica para saber se ele está pronto é espetar uma faca fina na região da sobrecoxa. Se sair um líquido transparente, está pronto. Se estiver vermelho, ainda está cru. Por questões de saúde, nunca se deve servir frango mal passado.

Mas vamos ao que interessa, as receitas. Sim, hoje serão duas receitas bem saborosas e fáceis de fazer:

Frango com crosta de pão italiano, ervas frescas e limão (serve 6 pessoas)

1,2kg de filés de sobrecoxa desossadas e sem pele.

Para a crosta:

1 pão italiano grande cortado em cubos grandes (se for do dia anterior, melhor ainda)
2 colheres de sopa de folhas de alecrim
4 dentes de alho
1 colher se sopa de folhas de manjericão fresco
½ colher de sopa de folhas de tomilho fresco

Para a marinada:

2 limões
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de mostarda
2 dentes de alho amassados
3 colheres de molho inglês
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Em uma cumbuca, misture bem todos os ingredientes da marinada. Pegue uma travessa que possa ir ao forno e coloque os filés de frango em uma única camada. Tempere-os com sal e pimenta dos dois lados e cubra-os com a marinada. Feche a travessa com filme plástico e deixe na geladeira por 2 horas no mínimo (se ficar umas 4 horas, ótimo).

Pré-aqueça o forno a 210oC por 15 minutos e tire o frango da geladeira. Coloque o frango no forno e deixe assar por uma hora.

Enquanto o frango assa, coloque todos os ingredientes da crosta num processador e bata bem até virar uma farofa homogênea. Quando der o tempo do frango, retire-o do forno e cubra tudo com a crosta de forma uniforme. Regue com um fio de azeite e volte para o forno por mais 15 minutos. Pronto, agora é só ser feliz.

Para acompanhar, faça um belo mix de legumes salteados. Se quiser harmonizar um vinho, pode tentar um chardonnay refrescado na geladeira ou um malbec.

Frango Crispy (serve 6 pessoas)

Essa receita agrada a todos, mas vai fazer um sucesso enorme entre a criançada.

1kg de filé de peito de frango cortado em tiras de 1cm cada
0,5kg de panko (farinha para empanar feita com pão branco, facilmente encontrada em casas de produtos orientais e supermercados)
0,4kg de farinha de trigo
4 ovos batidos

Para a marinada:

2 colheres de sopa de mostarda
Suco de 1 limão
2 colheres de sopa de molho inglês
Sal e pimenta do reino a gosto

Para fritar:

1 a 1,5lt de óleo de girassol ou canola

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes da marinada e jogue sobre o frango. Deixe descansar tampado na geladeira por uma hora, no mínimo.

Separe 3 bowls. No primeiro, coloque a farinha de trigo com uma boa pitada de sal e pimenta e misture. Na segunda, os ovos batidos e, na terceira, o panko.

Tire o frango da geladeira e, pedaço por pedaço, faça o seguinte passo a passo:

1 – Passe na farinha de trigo e tire o excesso;
2 – Passe no ovo (com um garfo ou pinça) e tire o excesso
3 – Passe no panko deixando tudo bem coberto.

Aqueça bem o óleo até chegar em 180oC. A quantidade de óleo vai depender do tamanho da sua panela ou frigideira. O ideal é ter óleo suficiente para deixar o frango totalmente submerso.

Frite uns 3 pedaços por vez, para não esfriar demais o óleo e coloque o que ficar pronto em uma assadeira com papel toalha. Se o óleo estiver na temperatura certa, o frango fica pronto em uns 3 minutos (se o frango estiver muito grosso, frite um pedaço antes para testar). O ideal é cuidar a temperatura para o óleo não esquentar demais também, pois pode queimar por fora e continuar cru por dentro.

Sirva com uma maionese temperada com cheiro verde ou o molho da sua preferência. Agora é só ser feliz de novo.


     Altman Gastronomia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário