quinta-feira, 22 de outubro de 2015

COMO ESTÁ SUA SAÚDE INTESTINAL?

Falando sobre Nutrição | Luisa Amábile Wolpe Simas


No consultório, é muito comum o paciente relatar: 
"- Doutora, meu intestino funciona a cada três dias, mas ele sempre foi assim. É NORMAL!"
Não, não é normal! O intestino deve funcionar a cada 24 horas e, se isso não ocorre, precisamos melhorar. Sobrepeso, depressão, alergias e outras patologias estão associadas ao funcionamento inadequado do intestino.

Estudos recentes têm mostrado que indivíduos nascidos de parto cesariano e que não foram amamentados têm grande possibilidade de apresentar disbiose intestinal, que nada mais é do que um desequilíbrio na flora intestinal, ou seja, tem a presença de mais bactérias ruins do que bactérias boas.

E qual é o problema de ter disbiose intestinal? O intestino fica mais permeável para substâncias tóxicas, que gostam de gordura, ou seja, quem tem sobrepeso tem mais chances de acumular essas toxinas no tecido adiposo (tecido de gordura) e, como consequência, vai ter mais dificuldade de emagrecer. 

Mas, nem tudo está perdido. Meu objetivo aqui é ensinar como melhorar a sua saúde intestinal.
O primeiro passo é muito simples, tome pelo menos 2 litros de água por dia. Além disso, inclua fibras na sua alimentação, ingerindo frutas, verduras, arroz integral, aveia em flocos ou farelo de aveia, linhaça e chia, que são excelentes fontes de fibras. 

O segundo passo é observar quais alimentos não te fazem bem e, o ideal é tentar diminuir o consumo destes alimentos, principalmente se forem industrializados, vendidos em pacotes. Lembre-se sempre: quanto maior a vida útil do produto na prateleira, menor a de quem ingere!

O terceiro passo é manter uma vida saudável. Pratique atividades físicas regulares, o exercício físico aumenta o peristaltismo intestinal ajudando na eliminação das fezes. Já que toqueinesse assunto, queroesclarecer dois pontos: fezes amolecidas e evacuações frequentes estão muito relacionadas com alergias e intolerâncias alimentares e fezes duras e evacuações pouco presentes estão relacionadas à falta de fibras na dieta, consumo de água inadequado, falta de exercícios físicos e, nos dois casos, disbiose intestinal. 

O quarto passo é procurar um profissional para elaborar um plano alimentar com suplementações para a correção da disbiose. Mas, enquanto isso, você já pode introduzir alguns hábitos que vão ajudar no funcionamento do seu intestino.

Se ele não funciona a cada 24 horas, minha dica é ingerir um suco laxativo toda manhã. Veja a receita abaixo.

Suco laxativo
- 3 unidades de ameixa preta;
- 1 copo de água;
- 1 fatia de mamão;
- 1 colher (chá) de farinha de linhaça.
> Deixe as ameixas de molho em um copo de água por 8 horas. Após as 8 horas bata a água com a ameixa no liquidificador, acrescente o mamão e a farinha de linhaça e bata até ficar homogêneo.

Se o seu intestino funciona mais que uma vez por dia e em consistência pastosa, inicie o consumo do suco destoxificante toda manhã.

Suco destoxificante
- 1 folha de couve;
- 1 fatia de gengibre;
- 1 fatia de abacaxi;
- 3 folhas de hortelã;
- 100ml de água de coco.
>Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome pela manhã em jejum.

Dormir bem, não utilizar medicamentos sem prescrição médica, praticar exercícios físicos e diminuir o stress também ajuda no funcionamento do intestino!

Para mais informações, clique aqui


Um comentário: