Confesso que eu não sou muito chegada em abóbora, mas essa receita é sempre um sucesso e super pedida aqui em casa, então resolvi compartilhá-la. Tenho certeza de que vocês vão adorar!
Eu fiz essas fotos, com uma abóbora pequena, como se fosse uma porção individual. Mas a receita pode ser usada para uma abóbora grande também, só aumentarão as quantidades de açucar, nata ou creme de leite e o tempo de cozimento, mas tudo proporcional ao tamanho da abóbora.
Açucar;
Creme de leite ou nata;
Essência de baunilha (opcional).
Mais simples impossível né?
Vocês vão começar lavando a casca da abóbora, com uma esponja de louça mesmo. Depois, cortem a tampa da abóbora e com a ajuda de uma colher, retirem as sementes de dentro.
Agora, acrescentem açucar dentro de toda a abóbora, até o topo.
Feche a abóbora e a enrole no papel alumínio para levar ao forno e formar uma calda desse açucar, além de assar a abóbora é claro.
Enquanto a abóbora está no forno, fazemos o creme. Dessa vez eu usei nata, mas já fiz com creme de leite e dá certo do mesmo jeito. Para a abóbora pequena, foram somente 5 colheradas de nata, açucar a gosto (usei o mascavo, mas pode ser o branco mesmo) e acrescentei umas gotinhas de essência de baunilha, tudo no olhômetro rsrsrs. Com a abóbora grande já cheguei a usar 4 latas de creme de leite. A medida vai depender to tamanho da abóbora.
![]() |
Como eu fiz com uma abóbora pequena, o tempo no forno foi de 1 hora, a 180°C. Se for uma abóbora grande pode levar de 2 horas e meia a 3 horas para que ela fique como na foto abaixo; molinha e suculenta.
Essa calda que forma, deve ser retirada e guardada em outro recipiente, para ser servida sobre a abóbora e o creme depois.
Depois de retirar e reservar a calda, é hora de acrescentar o creme dentro da abóbora e levá-la ao congelador. É possível colocar a abóbora somente na geladeira, quem não quiser que ela fique tão dura na hora de servir, mas daí deixem para colocar o creme só na hora de servir mesmo, pois às vezes, ao assar, a casca da abóbora pode rachar e o creme vazar para fora, por essas rachaduras.
![]() |
Eu coloquei o creme dentro da abóbora e no freezer mesmo, pois o meu marido prefere tudo "congelado". Deixei mais ou menos umas 8 horas no congelador.
Como ela estava no congelador, o creme fica com uma consistência mais firme. Mas dos dois jeitos fica uma delícia. Experimentem fazer e depois nos contem o que vocês acharam.
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário