Dra Juliana Loyola Presa
Estamos vivendo no Brasil um momento de alerta devido ao número crescente de casos de infecção pelo Zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
O mosquito Aedes Aegypti possui cor preta e listras brancas nas pernas e corpo, no entanto não é fácil a sua identificação a olho nu.
Qualquer local que acumule água limpa pode ser foco de reprodução do mosquito.
Recipientes com água parada devem ser lavados e esfregados (não adianta somente passar água) 1 vez por semana e a água deve ser trocada.
O Aedes aegypti possui hábito diurno, costuma picar nas primeiras horas da manhã ou fim da tarde e sua picada em geral não dói e não coça.
* Quais os sintomas da infecção pelo Zika vírus?
Os sintomas da infeção se iniciam cerca de 10 dias após a picada e podem ser comuns aos manifestados em outras doenças. Pode surgir febre acima de 38ºC e manchas vermelhas no corpo com bastante coceira, dor nas articulações (especialmente de mãos e pés) e conjuntivite. Não existe um tratamento específico para o vírus, assim como o exame que confirma a doença não está disponível na maioria das cidades.
A associação do ZIKA vírus (adquirido pela mãe durante a gestação) com a MICROCEFALIA em recém nascidos já está estabelecida.
Não há relatos ou comprovação científica até o momento que indiquem que o vírus seja transmitido pelo leite materno.
Não há indícios de que o Zika vírus cause SINTOMAS NEUROLÓGICOS DEGENERATIVOS em crianças e idosos.
Especula-se que o vírus possa ser responsável pelo aumento do número de casos de Síndrome de GUILLAIN-BARRÉ, uma doença em que há perda de força muscular.
* Como se prevenir? Qual repelente usar? A partir de que idade?
A Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou orientações em relação ao controle do ambiente e ao uso de Repelentes pelas crianças:
1. Usar roupas de manga longa, calça comprida e de cores claras. As cores escuram atraem os insetos.
2. Usar telas em janelas e mosquiteiros.
3. Ar condicionado ajuda a afastar os insetos.
1. Repelentes elétricos de tomadas podem ser usados próximos de portas e janelas
2. Repelentes aplicados diretamente sobre a pele não devem ser por período de tempo prolongado. Não permitir que a criança durma com o repelente na pele.
3. Gestantes e mulheres que estão amamentando podem usar Repelentes
4. Aplique primeiro o FILTRO SOLAR, espere 30 minutos e depois aplique o REPELENTE.
5. PERMETRINA 0,5% em spray pode ser aplicada em telas, mosquiteiros e roupas. Este produto especificamente para esta finalidade infelizmente só existe em outros países. No Brasil dispomos somente da Permetrina spray para uso veterinário, que pode ser aplicado nas telas protetoras porém NÃO DEVE SER APLICADA NO CORPO OU PARTE INTERNA DAS ROUPAS.
ABAIXO 6 MESES:
** Não há estudos que comprovem segurança do uso de repelentes
6 MESES - 2 ANOS:
** Óleos Naturais (Citronela / Andiroba) - são voláteis e conferem proteção por curto espaço de tempo
** IR3535 (loção antimosquito) - protege cerca de 4 horas / período de ação contra o Aedes aegypti parece ser bastante curto
** Pulseiras de Citronela podem causar Dermatite de Contato
ACIMA DE 2 ANOS:
** DEET (Autan / Off / Off kids / Repelex) - as concentrações preconizadas pelos países diferem bastante. No Brasil a maioria dos produtos disponíveis possui menos de 10 % ou no máximo próximo de 15% de DEET, possivelmente esta concentração é insuficiente para prevenir Dengue ou Zika.
** ICARIDINA (Exposis) - é um princípio ativo derivado da pimenta, permite aplicações mais espaçadas e confere melhor proteção contra o mosquito Aedes aegypti. No Brasil está disponível nas concentrações de 20 e 25% que podem ser usadas nas crianças a partir dos 2 anos de idade. Existe uma versão que pode ser aplicada nas roupas, porém não aplicar em pijamas ou roupas utilizadas para dormir.
É o princípio ativo que parece ser mais eficaz na prevenção da picada do mosquito Aedes aegypti.
IMPORTANTE: A melhor maneira de prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti é combater os focos e a sua proliferação
** Nota: declaro não haver qualquer conflito de interesse**
Dra Juliana Loyola Presa
CRM Pr 17834
Pediatra / Doutora em Pediatria
Presidente do Departamento de Dermatologia da SPP
FB: www.facebook.com/drajulianaloyolapresa
Excelente, vou compartilhar
ResponderExcluirPerfeito
ResponderExcluir