quinta-feira, 24 de março de 2016

Chocolate X Espinhas

por Dra. Juliana Loyola Presa


Chocolate causa espinhas. Verdade ou Mito?
Atendi uma adolescente esta semana que está com Acne e no final da consulta ela me fez este questionamento. A resposta é em parte verdade.

A acne é uma doença de pele inflamatória e vários fatores irão determinar o seu aparecimento. 

Hormônios produzidos durante a adolescência e também após o nascimento do bebê, promovem uma secreção aumentada de gordura pela glândula sebácea da pele. A drenagem desta gordura em direção á superfície da pele está comprometida em função de uma obstrução da saída do pelo. Resultado, a gordura se acumula e, sob a ação de algumas bactérias, inicia-se o processo inflamatório no local. E desta forma surgem os cravos e também as espinhas. 

O papel da alimentação no aparecimento ou piora das espinhas é estudado há bastante tempo. O que parece mais claro é que CARBOIDRATOS que aumentem muito a glicemia (açúcar no sangue) como CHOCOLATE, BATATA, MASSAS E DOCES podem causar em algumas pessoas um desequilíbrio em alguns HORMÔNIOS. Este desequilíbrio hormonal afeta as glândulas da pele que produzem gordura e podem aumentar as espinhas e cravos. 

O chocolate não é o vilão das espinhas, mas sim os alimentos ricos em açúcar. Vale lembrar que cada pele pode reagir de maneiras diferentes a um mesmo estímulo.

E para quem quiser saber mais sobre o assunto, a Dra. Juliana indicou mais alguns textos super interessantes:



Dra. Juliana Loyola Presa - CRM 17834

Palácio da Mamãe: (41) 3114-7117

Clínica Ottoboni: (41) 3016-6048



Um comentário: