sábado, 2 de abril de 2016

As mil faces da polenta

Coluna do Chef - José Altman


Foto: Rafael Danielewicz
A polenta é um prato típico da culinária italiana, mas muito difundida pelo mundo todo. Antigamente era feita com base de farinha de aveia pelos legionários romanos, mas depois da colonização da região do Caribe e da introdução do milho no plantio da Europa, passou a ser feita como conhecemos hoje: com farinha de milho.

Para mim, a polenta é uma base fantástica e versátil como os risotos, pois seus vários tipos de preparo, principalmente as cremosas, dão base a muitas combinações. A polenta pode ser cozida, grelhada, cremosa, frita... tudo depende da criatividade. Serve como prato principal, acompanhamento ou entrada.






Vou passar aqui a receita de uma polenta cremosa básica e mais duas combinações de coberturas bem fáceis de preparar.

Ingredientes – rende 6 porções:

1,5 litro de água;
1/2 colher de sopa de sal;
1 tablete de caldo de galinha;
300g de farinha de milho (use a fina, deixa a textura bem mais cremosa);
50g de manteiga;
120g de queijo parmesão ralado na hora;
100g de cream cheese.

Modo de fazer:

Coloque a água, o sal e o caldo de galinha em uma panela (de preferência, de fundo grosso) para ferver. Quando levantar fervura, coloque o fogo no mínimo e comece a acrescentar a farinha de milho em pequenas quantidades e sempre salpicando (deixe os grão escorrerem da sua mão). Mexa sempre e rápido com um batedor de arame. Acrescente tudo e mexa bem, até que vire um creme homogêneo. Deixe em fogo baixo de 35 a 40 minutos e mexa de vez em quando para não queimar o fundo. 

Atenção: se você quiser polenta frita, pare por aqui e despeje a polenta numa assadeira retangular. Espere esfriar e corte como preferir. Frite em óleo bem quente.

Acabado o tempo, desligue o fogo e acrescente a manteiga, cream cheese e o parmesão. Mexa bem até incorporar tudo. Já dá pra comer assim mesmo, mas confira duas belas coberturas abaixo:

Linguiça com alho poró

1,5kg de linguiça toscana sem pele e em pedaços;
4 talos de alho poró (só a parte branca, 20cm aprox.) finamente fatiados;
4 colheres de extrato de tomate (usa aquele bem concentrado);
½ colher de sopa de folhas de tomilho fresco;
2 dentes de alho picados ou amassados;
Pimenta do reino a gosto;
Azeite para dourar.

Modo de fazer:

Aqueça uma frigideira de fundo grosso e coloque a linguiça com um pouco de azeite. Deixe dourar bem, retire e reserve. Na mesma frigideira (use o fundo que ficou da linguiça, isso dará um sabor fantástico), aqueça mais um fio de azeite e coloque para dourar o alho poró, alho e a pimenta do reino. Quando estiverem dourados, retorne a linguiça para a frigideira, mexa bem, acrescente o extrato de tomate e mexa mais um pouco. Desligue o fogo e acrescente o tomilho, mexendo bem novamente. Agora é só cobrir a polenta!


Gorgonzola e tomates cereja grelhados

200g de gorgonzola em pequenos pedaços;
400g de tomates cereja bem maduros cortados ao meio;
3 colheres de sopa de azeite;
2 dentes de alho picados finamente;
1 colher de sopa de manjericão picado;
Pimenta do reino a gosto;
sal a gosto.

Modo de fazer:

Aqueça o azeite em uma frigideira e acrescente o alho. Quando começarem a dourar, acrescente os tomates e mexa bem. Salpique a pimenta do reino e o sal (cuidado, não coloque muito, pois o gorgonzola já é bem salgado). Quando os tomates estiverem bem macios, desligue o fogo e acrescente o manjericão. Coloque a polenta cremosa em uma travessa, cuvra com o gorgonzola e depois com o tomate grelhado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário