quarta-feira, 22 de abril de 2020

Crumble de Banana

por Fer Peixoto


Alguns chamam de torta de banana, eu achei que ficou com jeito de crumble, tipo aqueles servidos de sobremesa nos restaurantes, quentinho e com uma bola de sorvete de creme em cima.

Mas independente do nome, essa receita que aprendi com minha amiga e Chef Maria Carolina Zattar, é deliciosa e super fácil de fazer.

INGREDIENTES:
- 4 a 6 bananas (usei a caturra e somente 4, porque eram grandes)
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara e meia de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 xícara de manteiga sem sal derretida
- Canela a gosto (usei 2 colheres de sopa e mais um pouquinho para decorar)

PREPARO:
Comecem misturando a farinha, o açúcar, a manteiga derretida, o fermento em pó e a canela. Pode ser com as mãos mesmo, até dar o ponto da farofa.
As bananas precisam ser cortadas. Eu cortei em rodelas, mas pode ser em fatias também.
Escolham uma forma, untem com manteiga ou margarina e polvilhem trigo.
Esse crumble é feito em camadas. Então, coloquem um pouco de farofa, depois a banana cortada, alternando e finalizando com a farofa.
Quem preferir, pode misturar um ovo e um pouco de água e jogar por cima da última camada de farofa. Eu não fiz assim.
Depois de tudo pronto é só levar ao forno, por uns 40 minutos. A banana fica super suculenta e a farofa, crocante. Bom demais!


Outro ingrediente que deve ficar muito bom junto, é a goiabada. E se a banana, não é a sua fruta preferida, experimentem fazer com maçã ou peras. Acrescentar nozes, uvas passas, frutas cristalizadas; com certeza, vai dar super certo também.


Um comentário:

  1. Hi! I love how informative and great your articles are. Can you recommend a List of Citrus Fruits or blogs that go over the same topics? Thanks a lot!

    ResponderExcluir